SEMINÁRIO:70 ANOS DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS E HOMENAGENS AOS DEFENSORES E DEFENSORAS DE DIREITOS HUMANOS

     

   


Entender a necessidade da Declaração Universal dos Direitos Humanos - DUDH é uma premissa essencial para termos uma compreensão da "humanidade" de determinados setores organizados da sociedade. Há setenta e três anos o mundo assistia atônito o fim da segunda guerra mundial. Cerca de 47 milhões de vidas foram ceifadas para satisfazer o capricho de uma nação liderada por um ideário nazista que tinha como projeto a dominação continental, que previa a escravização e o extermínio de diversos povos – a começar pelos judeus, assim Hitler pretendia  expandir os domínios territoriais,  o poder e os recursos materiais da Alemanha.
O marco da segunda guerra para a humanidade foi profundo e insuportável, a "humanidade" da maioria dos seres viventes não coadunavam com a política nazista  de superioridade de uma raça sobre as outras, do extermínio de vários povos, entre eles o já tão sofrido e perseguido povo judeu e povos originários. Nos últimos 73 anos tem-se construído mecanismos de enfrentamento a projetos de poder autoritários, ultraconservadores e desfavoráveis a governos multiétnico, pautados nos 30 artigos da  DUDH que determina o respeito aos  direitos fundamentais de todos os seres humanos. 
O Brasil como país signatário da ONU tem sua Constituição Federal  de 1988,  norteada  pela DUDH, e vários de seus artigos salvaguardam  a  dignidade humana,  a não discriminação,  a vida  a  liberdade  e segurança, a  igualdade o acesso a justiça, a  segurança social, entre outros. 
Ao comemorarmos 70 anos da DUDH no Brasil nos deparamos com uma ofensiva conservadora, ultraliberal e autoritária, que rasgam ambos referenciais jurídicos, a DUDH e a própria Constituição Federal, colocando em risco conquistas fundamentais da classe trabalhadora pós segunda guerra mundial, conquistas dos povos originários e do povo preto, assim como da população homoafetiva e da maioria da população do país que são as mulheres.
 Nos últimos 3 anos os ataques às(os) defensoras(es) dos direitos humanos se ampliaram de maneira cruel e das  mais variadas formas, desde a desqualificação intelectual, acusações falsas e ilegítimas, à morte física. A exemplo do ocorrido com a vereadora Marielle Franco, a aproximadamente 8 meses, no estado do Rio de Janeiro.  
Os setores ultraliberais, em defesa do capitalismo, não tem medido esforços para impor derrotas sociais, econômicas e políticas a classe trabalhadora e para tanto não tem tido qualquer pudor em disseminar ódio, medo e mentiras contra os que não se calam diante dos ataques a seus direitos fundamentais, a vida, a liberdade, e usufruto do seu trabalho e a defesa intransigente das nossas riquezas naturais.
Sim, temos muito a comemorar, somos parte das(os) que conquistaram cada direito na DUDH e na Constituição de 1988. Somos sobreviventes dos mais duros momentos históricos dos nossos ancestrais indígenas e negros. Tudo que temos foi fruto de muita luta, resistência e ousadia. Continuaremos agindo e sem nos calarmos frente às situações impostas por governos que firam a nossa existência, certamente encontrarão nossa força e resistência.   

E para comemorar os 70 anos de Declaração Universal, o Centro de Promoção da Cidadania e Defesa dos Direitos Humanos Padre Josimo - CPCDDHPJ, realizou um seminário "Direitos Humanos no Brasil e os 70 anos da Declaração Universal". Na ocasião, homenageou defensores e defensoras dos Direitos Humanos do Estado do Maranhão e Tocantins, além de entidades, órgãos públicos e militantes, com um Diploma de Reconhecimento Público pela luta e efetivação dos direitos humanos.



Lista de Homenageadas(os): 

Entidades dos Movimentos Sociais
        
Agência Tambor
 Articulação De Mulheres Indígenas Do Maranhão - AMIMA
Centro De Cultura Negra Negro Cosme
Centro De Defesa Da Vida E Dos Direitos Humanos Carmen Bascarán  - CCDVDH
Coordenação E Articulação Dos Povos Indígenas Do Maranhão - COAPIMA
Fórum De Mulheres De Imperatriz
Fórum Maranhense De Mulheres - FMM
Fórum Regional Das Entidades De Pessoas Com Deficiência Da Região Tocantina
Jornal Vias De Fato
Justiça Nos Trilhos
Movimento De Mulheres Camponesa / MMC
Movimento Dos Trabalhadores Sem Terra- MST
Movimento Interestadual De Quebradeiras De Coco Babaçu - MIQCB
Sociedade Maranhense De Direitos Humanos – SMDDH

Órgãos /Instituições
Comissão De Direitos Humanos da OAB
Comissão De Direitos Humanos Da Câmara De Vereadores De Imperatriz
Defensoria Pública Estadual Do Maranhão – DPE-MA

Militantes/ativistas
 Alexandre Peixoto Faria Nogueira
 Conceição de Maria Amorim
Conceição Formiga
Crisleide do Socorro Nascimento Souza
Dilma Oliveira da Silva Ferreira
Francisca Andrade dos Santos
Frederico Luís
Josué Almeida Moura
Isaac Ferreira
Iza Amorim
João Baptista de Souza e Silva
Gilvânia Ferreira
 Lilian dos Santos Vieira Coutinho
 Manoel  Conceição Santos
 Maria da Conceição Silva Cardoso
 Maria de Lourdes Rodrigues Santos
 Maria Denise Leal
Maria do Perpétuo Socorro Oliveira Marinho
Marlene Costa Lima
Mercês Araújo Abreu
Rosivelta Coimbra Silva
Sara Vitória de Sausa Fontinele
Sueli Brito Barbosa
Vanessa Freitas Amorim
In memoriam
Luís dos Santos Silva
Raimunda Gomes da Silva
Marielle Franco













Comentários

Unknown disse…
Parabéns a direção do centro padre Josimo, foi maravilhoso o encontro.. desafios para os defensores de direitos humanos, manter a unidade e lutar por um mundo justo e igualitário.
Antônia Fischer disse…
Parabéns pelo evento, pela organização e por manter vivo a esperança de dias melhores unindo forças nesse momento de tanto retrocesso, opressão e ataque aos direitos humanos e esse momento de partilha ao lado de várias entidades, Movimentos Sociais e Defensores dos direitos humanos foi ímpar e unico! Parabéns a todas!
Luiz Dias disse…
Parabéns a toda militância dos direitos humanos de Imperatriz. Essa é uma data emblemática e significativa da Declaração Universal. Homenagens justas. Muito feliz por vocês todos, observando de longe a luta de vocês. Grande Abraço.
Parabéns a todos que militam a favor dos direitos humanos.
Está passando da hora dos DIREITOS HUMANOS agirem em prol daqueles que vivem em violência, covardia total, países que vendem e exploram mulheres, negros e por ai.
Zuila Oliveira disse…
Parabéns pelo evento, muito bom o debate. Bom texto, retrospectivo e informativo. Obrigada pela luta de cada um de vocês que fazem do Centro de Direitos Humanos uma entidade de luta.
Josué Moura disse…
Valeu amigos! Não pude estar presente, mas desde já agradeço a homenagem e aproveito para renovar meu compromisso com amputa pelos Direitos Humanos, luta essa muito combatida, tanto pelos inimigos dos Direitos Humanos, quanto por aqueles sem o conhecimento da causa. Vamos adiante!

Postagens mais visitadas