O Centro e suas ações em 2020

 





O Centro de Direitos Humanos Pe. Josimo é uma entidade estadual com base no município de Imperatriz – MA, que atua há 25 anos na perspectiva de proteger os direitos humanos de pessoas e grupos que vivam em situações de vulnerabilidades social e econômica, e de todas as pessoas que sofram qualquer tipo de violação de seus direitos fundamentais no Maranhão. Suas lutas estão pautadas na defensa do desenvolvimento do ser humano em sua totalidade e na justiça social.

Atividades realizadas no transcorrer do ano de 2020

O Centro participou do IV encontro de Mulheres Indígenas e da III Plenária Estadual da COAPIMA no mês de março.

O Centro foi uma das entidades com maior atuação, articulação e mobilização das atividades realizadas pelo Fórum de Mulheres de Imperatriz, entre elas o 08 de março, Dia Internacional da Mulher, a Campanha Solidariedade Feminista do mês de março a julho com distribuição de cestas básicas e máscaras para mulheres gestantes e chefes de familia o 25 de novembro, assim como no Fórum Contra a Reforma da Previdência que atua no município e que desenvolveu ações esse ano voltadas para o enfrentamento a pandemia. 

Integrante desde julho de 2019 do colegiado e da Presidência do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, como representante da Sociedade Civil a representante do Centro nessa gestão do CMDM tem sido decisiva na realização das várias ações de monitoramento, proposições, deliberações e reivindicações que tem determinado a efetivação de políticas públicas para as mulheres do município.

As militantes do CPCDDHPJ realizaram atividades de atendimento individual on-line e presencial de mulheres adultas, idosas e adolescentes em situação de violência doméstica e sofrimento emocional através de profissionais voluntárias do Serviço Social, que fazem o atendimento acompanhamento e encaminhamentos das demandas dessas assistidas.

Participou de várias reuniões e eventos on-line com vários movimentos sociais  e de direitos humanos, em âmbito local, estadual e nacional.  

Entre outras ações o Centro monitorou e encaminhou denúncias a Defensoria Pública Estadual referente a assistência à saúde no período de pico da pandemia, a entidade cumpriu um papel importante junto a esse órgão na proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas acometidas pelo vírus da covid19.

No mês de dezembro concluindo as atividades de 2020, realizaremos o evento em comemoração ao Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos que se celebra anualmente 10 de dezembro. Nesse ato iremos realizar apresentação e debate sobre essa data que rememora o ano de 1948, quando essa declaração foi assinada e a eleição da nova direção. Também efetuaremos a entrega da honraria que homenageia lutadores e lutadores em reconhecimento a sua atuação em defesa da garantia de direitos da classe trabalhadora, e dos Direitos Humanos, que homenageará esse ano a líder sindical Euramir Moraes Reis.

 

Comentários

HELOISA disse…
O centro de promoção e direitos humanos padre Josino de IMPERATRIZ, espaço de discussão e defesa de direitos humanos congratula-se com a militante é educarora Euramir Reis, por sua luta em defesa dos direitos sociais. Mulher de destaque que vem fazendo grande trabalho como sindicalista e militante Só nos cabe parabenizá-la pelas lutas e conquistas.

Postagens mais visitadas