Pela Conclusão e Funcionamento do Aterro Sanitário de Imperatriz

                Pela Conclusão e Funcionamento do Aterro Sanitário de Imperatriz

Há mais de três décadas, desde 1991, a cidade de Imperatriz, com seus mais de 270 mil habitantes, deposita seus resíduos sólidos em um lixão a céu aberto, uma chaga que contamina nosso solo, nossa água e nosso ar. Essa situação insustentável representa um grave atentado à saúde pública e ao meio ambiente, com consequências devastadoras para as presentes e futuras gerações.

O Lixão de Imperatriz: Um retrato da negligência

  • Contaminação do lençol freático: A ausência de qualquer sistema de impermeabilização no lixão permite que o chorume, líquido tóxico resultante da decomposição do lixo, infiltre no solo e contamine o lençol freático, colocando em risco o abastecimento de água da cidade.

  • Emissão de gases tóxicos: A decomposição do lixo libera gases como metano e dióxido de carbono, que contribuem para o efeito estufa e agravam a crise climática. Além disso, a queima constante do material depositado no lixão libera substâncias altamente tóxicas, como dioxinas e furanos, que causam doenças respiratórias, câncer e problemas neurológicos.

  • Proliferação de vetores de doenças: O lixão atrai ratos, baratas, moscas e outros vetores de doenças, aumentando o risco de epidemias como dengue, leptospirose e febre amarela.

  • Impactos sociais e econômicos: A presença do lixão desvaloriza os imóveis próximos, prejudica o turismo e afasta investimentos, comprometendo o desenvolvimento da cidade. Além disso, os catadores que trabalham no lixão estão expostos a condições degradantes e perigosas, sem qualquer garantia de direitos trabalhistas ou segurança.

Aterro Sanitário: Uma solução urgente e viável

A conclusão da construção do aterro sanitário de Imperatriz é uma necessidade urgente e inadiável. Com os recursos já garantidos na Caixa Econômica Federal, a obra encontra-se em ritmo lento por falta de pagamento de etapas já feitas pela empresa.

 Exigimos:

  • Fiscalização rigorosa da obra: É fundamental que a execução da obra seja acompanhada de perto por órgãos competentes, garantindo o cumprimento dos prazos e a qualidade dos serviços.

  • Transparência na gestão dos recursos: A população tem o direito de saber como os recursos destinados à construção do aterro sanitário estão sendo utilizados.

Com o aterro em obras, é preciso dar continuidade e impulsionar a coleta seletiva em Imperatriz. Algumas propostas para acelerar esse processo incluem:

 Campanhas de conscientização:

  • Realizar campanhas educativas abrangentes em escolas, bairros e redes sociais, destacando a importância da separação correta dos resíduos e os benefícios da coleta seletiva para o meio ambiente e a cidade.

  • Criar campanhas específicas para diferentes públicos, como crianças, comerciantes e condomínios, adaptando a linguagem e os meios de comunicação.

  • Utilizar recursos visuais, como vídeos, cartazes e jogos, para tornar as informações mais acessíveis e atrativas.

 Estruturação da coleta seletiva:

  • A coleta seletiva é essencial para reduzir a quantidade de lixo que chega ao aterro sanitário, prolongando sua vida útil e gerando renda para os catadores.

  • Investir em programas de educação ambiental para conscientizar a população sobre a importância da redução, reutilização e reciclagem do lixo.

  • Expandir a coleta seletiva para mais bairros da cidade, priorizando áreas com maior densidade populacional e potencial de geração de resíduos recicláveis.

  • Instalar Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) em locais estratégicos, como praças, escolas e supermercados, facilitando o acesso da população à coleta seletiva.

  • Otimizar as rotas de coleta, investir em veículos adequados e capacitar os coletores para garantir a eficiência do serviço.

Parcerias e incentivos:

Potencializar a atuação da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz - ASCAMARI por meio da:

  • Efetivar do Decreto de  Lei 11.414/2023 - que institui o  Programa Diogo de Sant’Ana Pró-Catadoras e Pró-Catadores para a Reciclagem Popular. 

  • Implantar assessoria técnica especializada para a ASCAMARI: Auxiliar na gestão e aprimoramento das atividades da associação.

  • Capacitar Trabalhadores da ASCAMARI  para a formação de cooperativa: Oferecer treinamento e suporte para que os catadores se organizem em uma cooperativa, para atuarem na gestão do aterro sanitário.

  • Ampliar a infraestrutura de processamento de resíduos da ASCAMARI: Investir em estruturas e equipamentos para a triagem e processamento dos materiais recicláveis fora do aterro, aumentando a eficiência e a capacidade de trabalho da ASCAMARI.

  • Aumentar parceria com empresas e indústrias locais para o desenvolvimento de programas de logística reversa e reciclagem de seus produtos, incentivando a responsabilidade compartilhada na gestão dos resíduos.

  • Criar programas de incentivo à participação da comunidade na coleta seletiva,como a troca de materiais reutilizáveis e recicláveis por descontos em contas de água ou luz, ou a premiação de bairros com maior índice de reciclagem.

 Tecnologias e inovação:

  • Desenvolver aplicativos e plataformas digitais para facilitar o acesso da população à coleta seletiva, com informações sobre os dias e horários de coleta, tipos de materiais aceitos e localização dos PEVs.

  • Implementar sistemas de rastreamento e monitoramento dos resíduos coletados, permitindo o acompanhamento da quantidade e qualidade dos materiais reciclados e a identificação de oportunidades de melhoria no sistema.

 Legislação e fiscalização: 

  • Criar ou aprimorar leis municipais que regulamentem a coleta seletiva, em base ao estabelecimento de metas para a redução do volume de resíduos enviados ao aterro e incentivando a participação de todos os setores da sociedade.

  • Aumentar a fiscalização do descarte irregular de resíduos e da separação incorreta dos materiais recicláveis, aplicando multas e outras penalidades aos infratores.

  • Monitoramento contínuo para identificar e mitigar os impactos ambientais e à saúde pública em tempo real, permitindo ações corretivas e preventivas no Aterro Sanitário.

  • Criar  legislação que regule o Plano para o encerramento e recuperação ambiental da área do lixão - o Projeto de Recuperação de Área Degradada - PRAD, é importante que este seja debatido com o conjunto da sociedade, desde a sua concepção, a sua execução e a aviação. 

É fundamental que a Prefeitura de Imperatriz lidere esse processo, buscando o envolvimento de toda a sociedade na construção de um futuro mais sustentável para a cidade. A implementação dessas propostas, contribuirá para a redução dos impactos ambientais, a geração de renda para a população local e a construção de uma cidade mais limpa e consciente.

Imperatriz-MA, 06 de setembro de 2024.


Centro de Promoção da  Cidadania e Defesa dos Direitos Humanos Pe. Josimo

CNPJ 00.709.390/0001-73 - Coordenadora: Conceição de Maria Amorim 

Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz -ASCAMARI

CNPJ: 12.329.856/0001-94 - Tesoureiro: José Ferreira Lima

Associação Cultural das Artes.  CNPJ 10.646.923/0001-79

Presidente: Maria Lília Silva Diniz.

Instituto Manoel da Conceição - Coordenadora: Maria Querobina da Silva Neta 

Fórum de Mulheres de Imperatriz e Região Tocantina  

Federação dos Trabalhadores no Ensino e no Serviço Público nos Municípios do Estado do Maranhão  - FETESPUSULMA  - CNPJ n° 07.509.703/0001-99

Presidente: Euramir Moraes Reis 

Centro de Cultura Negra Negro Cosme - CNPJ: 05.339.149/0001 - 13 

Presidente: Francisca Parente Mesquita

Associação de Mulheres do Parque Amazonas e Adjacência

Presidente: Selma  Barros da Costa - CPF 436 416 103 97

Associação das Donas de Casa de Imperatriz - CNPJ 351785650001-48 

Presidente: Justina Carvalho Aguiar 

Movimento de Mulheres Camponesas - Coordenadora:Maria das Neves Gomes Pereira

Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Maranhão -.237.570/0001-28 

Secretária; Ana Patricia de Carvalho Rodrigues.

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